21/12/09 - JazzLAC com Gerónimo Belo

22/12/2009 1h 1min
21/12/09 - JazzLAC com Gerónimo Belo

Listen "21/12/09 - JazzLAC com Gerónimo Belo "

Episode Synopsis


21/12/09 - JazzLAC (95.5 FM - Angola)
Com Gerónimo Belo

Terça-feira






Neste programa, continuidade a “As minhas escolhas dos discos de 2009”. A abrir, um passeio rápido guiado por excelentes instrumentistas e cantores do Reino Unido, cujos discos surgiram este ano: Liane Carroll, Mark Perry, Gettin Jones e Ryan Quigley; depois, Kurt Elling (foto) um notável cantor que recria a música de Coltrane e John Hartman, no CD “ Dedicated to you”.


Conhece hoje o Jazz uma credibilidade institucional importante, nunca antes sentida, tornando-se no lugar de encontro entre a consistência das certezas e os desafios da aventura, apenas possíveis em artes em permanente movimento. E, volvidos todos estes anos, desde que o Jazz era a música de uma raça oprimida e justamente enraivecida, até se tornar numa música de músicos, cada vez mais urbana e universal, intimamente associada a um certo tipo de virtuosismo e a uma nova sensibilidade, o que fica do Jazz?

As injustiças, a visão lacunar, as associações inadequadas, o menosprezo olímpico com que por vezes é avaliado, foram más para o Jazz? Poderão vir a ser. Se o Jazz acabar!

“JAZZ LAC” um esforço semanal para a divulgação deste género musical ligado, como sabemos, à “ Mãe África” e que se está a expandir entre nós.

A 21 de Dezembro um passeio rápido guiado por excelentes instrumentistas/ cantores do Reino Unido, cujos discos surgiram este ano: Liane Carroll, Mark Perry, Gettin Jones e Ryan Quigley. O Jazz é o prazer da descoberta e a atitude que evita todos os fundamentalismos redutores da criatividade e da imaginação. A abrir.

E depois Kurt Elling, um notável cantor, recria a música de Coltrane e John Hartman. O CD “ Dedicated to you” é um dos “meus” discos de 2009. Num tempo em que abundam cantoras entregues à promiscuidade da música comercial, existem opiniões avisadas que o consideram talvez a melhor voz do jazz norte-americano.

Ficarão na memória os fabulosos vocalese pelos quais recria, nota a nota, temas emblemáticos de John Coltrane e John Hartman, o seu virtuosismo nos scat voicings e a subtileza enxuta que exibe em certos temas. Estamos conversados.





Pensar e Falar Angola ETU MUDIETUPosted by Toke